Em 2024, a Saúde foi uma das áreas priorizadas pelo Governo do Estado. Os avanços foram percebidos com o aumento na realização das cirurgias eletivas, ampliação de serviços, abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de investimento em obras e equipamentos nos hospitais de Santa Catarina.
“Estamos avançando seguindo a orientação do Governador Jorginho Mello de aumentar a capacidade de atendimento e reduzir o sofrimento das pessoas. Avançamos muito desde 2023 e vamos continuar avançando no número de procedimentos, aumentando os serviços ofertados à população e qualidade nos atendimentos”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Com o Programa de Valorização dos Hospitais foram investidos mais de R$ 680 milhões de incentivo fixo às unidades. Com isso, permitiu que novos hospitais fizessem parte da rede que hoje possui 199 prestadores de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Tabela Catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos garantiu o repasse de mais de R$ 500 milhões aos hospitais de Santa Catarina.
Essas ações contribuíram para o aumento das cirurgias eletivas. Até o dia 29 de dezembro de 2024, foram realizados 251 mil procedimentos, destes 159.631 mil com internação e 91.525 mil (até outubro/2024) oftalmológicos. Um crescimento de mais de 60% em relação a todo o ano de 2022.
Oncologia
Com a implantação da Linha de Cuidado ao Paciente Oncológico, foi possível acompanhar os atendimentos nos hospitais que fazem o tratamento contra a doença (CACON e UNACON), visando o cumprimento das leis vigentes de nº 12.732/12 e nº 13.896/19. Ao longo do ano, foram realizadas 16.016 mil cirurgias oncológicas.
Habilitações Estaduais
Outro importante avanço foram as habilitações estaduais que iniciaram ainda no ano de 2023 e seguiram em 2024. A inovação ficou por conta da habilitação em Trombectomia Mecânica. O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, na Serra catarinense, foi o primeiro habilitado pelo Estado para realizar neurocirurgias endovasculares voltadas ao tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo (AVC). O tratamento melhora a qualidade de vida dos pacientes porque reduz o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram o AVC. Anteriormente, o procedimento era realizado somente no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, e no Hospital Municipal São José, em Joinville.
Ampliação de atendimento pelo SUS
Mais cinco hospitais foram contratualizados, em 2024, para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Vida Spa, de Joinville, passou a oferecer leitos de enfermaria para atender a população do município e da região. O Hospital São Miguel, em Joaçaba, assim como o Hospital CasaVitta Santé, em São Miguel do Oeste, tem realizado cirurgias eletivas aos pacientes do Oeste catarinense. Já em Florianópolis, o Hospital Ana Schmitt integrou a rede pública para reforçar a realização dos procedimentos eletivos, bem como o Hospital Baía Sul, que irá realizar cirurgias de artroplastia de joelho. Desde 2023 foram 8 novos hospitais que passaram a atender pelo SUS em Santa Catarina.
Mais leitos de UTI
A Secretaria de Estado da Saúde, junto com os municípios e hospitais, implantou 104 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram abertos leitos neonatais, pediátricos e adultos, distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, entre 2023 e 2024, foram incorporados 254 leitos de UTI à rede. A previsão é que mais 40 leitos sejam abertos ainda no primeiro semestre de 2025.
Obras
Entre as principais obras entregues, destacam-se a Emergência do Hospital Tereza Ramos, em Lages, voltada para o atendimento de casos oncológicos e queimados; a revitalização das Emergências dos Hospitais Celso Ramos, em Florianópolis, e Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; além das novas salas de espera nos Hospitais Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra e Regional de São José, na Grande Florianópolis. No Hospital Infantil, as reformas nas enfermarias A, E e D permitiram a abertura de 28 novos leitos de internação.
Já no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), na capital, as obras de expansão do setor de radioterapia que irão possibilitar o aumento no número de sessões mensais em 2025. Além disso, todas as unidades do estado foram beneficiadas com melhorias em sua infraestrutura e obras ainda em andamento.
“Além de aumentar os serviços prestados à população estamos investindo na revisão das estruturas existentes como, por exemplo, na reestruturação dos hospitais próprios do Estado que estavam há anos sem intervenções adequadas. Em 2024 também ampliamos significativamente os recursos repassados aos hospitais da rede filantrópica e municipal, todas estas ações refletem no investimento histórico e no compromisso do Governo do Estado com a saúde dos catarinenses”, afirma o secretário.