Os médicos intercambistas (brasileiros formados no exterior) foram recepcionados nesta quinta-feira (26) pela Comissão Estadual do Programa Mais Médicos de Santa Catarina, durante evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. Eles já começam a trabalhar na quarta-feira (02/05).
Agrolândia, Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Gaspar, Laurentino, Joinville, Lontras, Modelo, Painel e Princesa foram os municípios contemplados. Essa medida tem o objetivo de reposição, já que o período máximo de permanência dos médicos do programa é de três anos.
O coordenador da comissão do Programa Mais Médicos de SC, Paulo Orsini, explicou que os dez médicos já passaram por um período de treinamento de 30 dias em Brasília e que a recepção realizada em Florianópolis serve para traçar um panorama da saúde no estado. “Para se ter uma ideia da dimensão e importância do programa para Santa Catarina, cerca de 1/3 dos 1800 profissionais que atuam em Saúde da Família são do Mais Médicos”, destacou. “Nosso estado tem a maior cobertura em atenção básica entre todos os estados brasileiros”.
No total, 539 profissionais médicos do programa atuam em 209 municípios catarinenses: 156 brasileiros graduados no país, 137 brasileiros graduados no exterior e 246 médicos cubanos cooperados.
“Essa posição de Santa Catarina em relação à atenção básica é que nos deixa motivados para iniciar o trabalho”, afirma o médico Ivo Santin, formado no Paraguai e que irá assumir uma vaga na cidade de Modelo, localizada na região oeste do estado. “Prestei o Revalida e já passei e agora meu objetivo é aproveitar ao máximo essa oportunidade”.