Um dia de esperança e movimentação no novo centro cirúrgico do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis. Na manhã desta segunda-feira hoje, 18, a nova ala começou a funcionar com sete cirurgias de alta complexidade, em pacientes com câncer. Desde as 7h as equipes estão em atendimento para quatro procedimentos no período da manhã e mais três no período da tarde.
“Hoje o Cepon passa a ser realmente um centro de alta complexidade referência para o tratamento do câncer em Santa Catarina. É um marco na história do Cepon uma vez que nós vamos ter a resolutividade de todas as etapas de tratamento para o paciente, incluindo a cirurgia de alta complexidade, com equipe especializada e as melhores técnicas disponíveis para o tratamento desses pacientes”, comemora Maria Tereza Schoeller, diretora geral do Cepon.
Atendimento de referência
A nova unidade abriga quatro salas de cirurgia, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco leitos de recuperação pós-anestésica, 18 leitos de internação pós-operatória, além de uma Central de Materiais Esterilizados (CME). Com o início da utilização desse espaço, as possibilidades de atender mais pessoas também se concretizam. O atendimento realizado no Cepon de Florianópolis passa a ser uma referência para os outros municípios.
“Isso é histórico na vida dos catarinenses, na vida do Cepon. O Governo do Estado de Santa Catarina entregou essa ferramenta importantíssima, com uma equipe super capacitada. Com atendimento humanizado, nós buscamos, cada vez mais, dar dignidade ao povo catarinense. A partir daqui nós vamos lastrar pra toda Santa Catarina um protocolo único, realmente eficaz”, afirmou Acélio Casagrande, secretário do Estado da Saúde.
Redução no tempo de espera
Até o fim do ano, o Cepon conseguirá realizar 200 cirurgias por mês no novo centro, com capacidade de até 10 cirurgias por dia. “A oncologia é uma das áreas em que nós estamos investindo com muita força, eficiência e rapidez, fazendo com se atendam as pessoas o mais rápido possível. Na oncologia, quanto mais rápida a resposta a um procedimento, mais rápido o paciente tem chances de ser curado, por isso sabemos da importância de todo o tratamento ser feito pelo Cepon”, pondera o secretário de Saúde.
Além de reduzir o tempo de espera para a realização das cirurgias oncologias, trazendo mais chances de recuperação aos pacientes, o novo centro cirúrgico do Cepon também contribuirá para melhorar o serviço prestado em outras unidades, permitindo o atendimento de mais pacientes.
“Mais pessoas serão atendidas mais rapidamente. Isso é que é importante. Assim é que o Governo de Santa Catarina consegue a humanização, um bom atendimento e dar esse carinho para as pessoas. Hoje, com certeza, é um grande dia para o Estado”, complementa Acélio Casagrande.
Foto: Maristela Jeci Santos