icone facebookicone twittericone instagram

O Estado de Santa Catarina recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, um novo lote com mais 120 respiradores pulmonares adquiridos junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul.


Foto: Dóia Cercal/ SECOM

Os novos equipamentos serão destinados a leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) já ativos. O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que o objetivo é utilizar os ventiladores em UTIs para Covid-19. 

“O estado que alcançar o "padrão ouro" da Organização Mundial da Saúde (OMS) na distribuição de leitos, que consiste em três leitos disponíveis para cada 10 mil habitantes”, explicou Ribeiro, destacando que Santa Catarina já abriu 500 novos leitos desde o início das ações de enfrentamento da pandemia. “Precisamos que hospitais ativem esses leitos. Desde o início do COES, no dia 12 de março, mapeamos 49 hospitais para aumento de recursos no enfrentamento à Covid-19. Esse mapeamento continua e vamos distribuir conforme a necessidade das regiões”, conclui.

É a terceira remessa de respiradores recebidos da WEG, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com o lote entregue nesta segunda-feira, o Estado de Santa Catarina já dispõe de 270 dos 500 ventiladores adquiridos junto à empresa jaraguaense.

Distribuição será de acordo com a necessidade

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), com o apoio do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), viabilizou o transporte dos equipamentos até o centro de distribuição da SES, na região metropolitana de Florianópolis.

Com supervisão logística da Defesa Civil, o transporte foi executado pela empresa Transjoi, que doou a prestação do serviço. A Polícia Militar foi responsável pela escolta. 

De acordo com o secretário de Saúde, a distribuição dos equipamentos será definida junto com os municípios e de acordo com o grau de necessidade.


>>>> Leia também:

Coronavírus em SC: Governo recebe 100 novos respiradores para o enfrentamento da Covid-19

Coronavírus em SC: Governo do Estado começa distribuição de mais 50 respiradores para hospitais catarinenses