O objetivo da metodologia é reduzir a superlotação nos serviços de emergência de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Reunião diária de dez minutos chamada Huddle para verificação de check list com demandas, troca de informações entre a equipe multiprofissional e definição de responsabilidades
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) está entre os 40 hospitais do país que integram o 4º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) para o triênio 2018/2020. As consultorias quinzenais no HIJG acontecem desde fevereiro de 2020, com término previsto para dezembro deste ano, e visam evitar a superlotação na emergência. Depois das consultorias, o hospital receberá acompanhamento por um ano para que as medidas implantadas sejam sustentadas e façam parte da rotina hospitalar.
O diretor geral do HIJG, Flamarion da Silva Lucas, explica que o Lean começou no setor industrial para otimizar processos, produzindo mais e com melhor custo benefício. Como a metodologia deu certo nas indústrias, agora também é utilizada em serviços de Saúde. “A filosofia do sistema Lean tem a premissa básica de agregar mais valor para os clientes, pois, sabidamente, o retrabalho nas instituições de serviços de saúde é um dos grandes problemas a ser enfrentado, frisa”.
Lean é uma palavra inglesa que significa "enxuto". A metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços, insumos e tempo, agregando valor ao cliente.
Indicador
Conforme a responsável pelo Escritório de Qualidade do HIJG, Marta Bauer, os indicadores são os balizadores do projeto, os quais demonstram a relação entre capacidade instalada do hospital e a demanda. O NEDOCS é o principal indicador e apresenta os níveis de superlotação, sendo os dados coletados pela equipe da emergência diariamente, às 10h e às 16h. Esses dados são publicados no site, na Comunidade Lean nas Emergências, e controlados pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde espera chegar a 100 serviços de emergência no Brasil com implantação da metodologia Lean, o que significa mais de 450 profissionais treinados e 180 protocolos clínicos nos serviços de emergência implementados.
Reuniões diárias
Uma das ferramentas do projeto Lean é o Huddle, reunião diária que acontece no hall de entrada da Direção do hospital, pela manhã, às 9h30, e à tarde, às 15h30, com duração de dez minutos. “Trata-se de um instrumento de comunicação entre os profissionais com o objetivo de tratar de problemas que possam interferir na rotina de atendimento naquele dia”, explica Marta.
Participam membros da direção, do Núcleo Interno de Regulação (NIR), representante médico da emergência, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermagem, lavanderia, higienização, nutrição, Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), TI, Central de Material Esterilizado (CME), Centro Cirúrgico, almoxarifado, farmácia, laboratório, engenharia clínica, manutenção e Serviço Social.
Ambiente organizado
Os 5S’s também fazem parte do sistema Lean e representam a organização da estrutura em termos de utilização de materiais, ordenação, limpeza, padronização e disciplina para a manutenção de ambientes mais saudáveis.
A emergência é o primeiro setor a contar com uma ferramenta lúdica produzida pelo Escritório de Qualidade do HIJG e batizada de Game dos 5S’s, que visa estimular a aprendizagem dos profissionais de saúde.