A Secretaria de Saúde esclarece primeiramente que as ambulâncias foram doadas pela JBS durante a pandemia para a realização de transporte inter-hospitalar, o que resulta num desafogamento para as ambulâncias do SAMU no transporte de pacientes, que acaba rotineiramente deslocando muitas equipes de um hospital a outro. Equivocadamente, a doação chegou para a Secretaria com a plotagem das ambulâncias com o símbolo do SAMU. Essas ambulâncias não são da Instituição, mas, sim, um novo serviço dentro da estrutura da SES. Como todo novo serviço, ele necessita da logística e planejamento necessários para oferecer todo o suporte à população. Nos últimos meses, as conversas entre Superintendências e Gabinete tem sido para que os trâmites burocráticos tenham o desfecho o mais rápido possível. Consequentemente, a SES tem avaliado os cenários de Regulação necessários para essas ambulâncias e as Unidades Hospitalares em que elas estarão já foram inclusive definidas. Igualmente, o processo seletivo para a contratação dos profissionais também está sendo discutido nas últimas semanas. A Secretaria da Saúde espera que os trâmites burocráticos sejam resolvidos o mais rápido possível para que a população possa contar com mais um acréscimo da SES para a Saúde Catarinense.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Saúde