icone facebookicone twittericone instagram

No mês de comemoração dos 350 anos da Capital, uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Prefeitura de Florianópolis (PMF) foi lançada nesta quarta-feira, 8: a Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis. O espaço com atendimento especializado será uma nova porta de entrada para os pacientes, distencionando os Hospitais Infantil Joana de Gusmão e a Maternidade Carmela Dutra.

52733985147_fb3a77fb78_c.jpg

A proposta é que alguns serviços ambulatoriais de média complexidade, como consultas e exames especializados, que são realizados nessas duas unidades sejam direcionados para a nova estrutura, priorizando os hospitais do estado para o atendimento de casos de perfil mais grave. O objetivo é promover mais agilidade ao atendimento dos pacientes de Florianópolis. A inauguração do espaço está marcada para o dia 28 de março.

O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, já no prédio onde funcionará a Policlínica, na Rua Esteves Júnior, 89. Foi assinado o protocolo de intenções firmado entre a SES e a PMF para integrar ações estaduais e municipais para reduzir a morbimortalidade de mulheres e de crianças no âmbito do município de Florianópolis. O termo de cooperação entre os órgãos está sendo construído.

52734761499_c29f0546b1_k.jpg

Foto: Cristiano Andujar / Secom

:: Mais fotos no álbum

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, comemorou a parceria e a ampliação dos atendimentos para o cuidado da saúde da mulher e da criança. “Nós hoje temos uma rede hospitalar estrangulada com atendimentos que poderiam ser feitos em outros espaços que não são as unidades hospitalares e nós deixarmos as unidades hospitalares realmente para aquilo que precisa ser atendido na porta de um hospital. Com certeza absoluta de que quem ganha somos todos nós, mas quando eu digo todos nós são as pessoas que aqui serão atendidas”, enfatizou.

A secretária municipal de Saúde, Cristina Pires Paulucci, destacou que os resultados dos atendimentos realizados na Policlínica poderão ser monitorados, trazendo os dados de avanço na qualidade de saúde do público-alvo. “Decidimos avançar nas linhas de cuidado para que as pacientes tenham o atendimento centralizado e também entendemos que poderíamos avançar além daquilo que o município já fazia incorporando atividades médico ambulatorial que são atendidos na Carmela Dutra e no Infantil. Agradecemos à secretária Carmen e a equipe da SES que nos deu apoio para a construção desse espaço”, afirmou.

Também estavam presentes no ato o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e as vereadoras Carla Ayres, Priscila Fernandes e Maryanne Mattos. Além de representantes de organizações ligadas à saúde da mulher.