O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, foi “invadido” por super-heróis na manhã deste sábado. E não era pegadinha de 1º de abril, conhecido por ser o dia da mentira. Mas, sim, pequenos pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos realizados pelo Hmisc.
Vestidos com uniformes de Batman e Capitão América, 17 pacientezinhos entraram nas salas de cirurgia para realizarem operações para correção de hérnia inguinal e de fimose. Estavam programados 20 procedimentos, mas três crianças apresentaram sintomas gripais ou febre e tiveram as intervenções remarcadas. A ideia de vestir os pacientes com roupas de super-heróis é fazer com que eles fiquem mais descontraídos e relaxem antes de passarem pelas cirurgias.
O mutirão começou às 7h30min e durou cerca de cinco horas. Os cirurgiões pediátricos Christian de Escobar Prado e Rodrigo Demetrio foram os responsáveis pelos procedimentos. Mas a mobilização envolveu uma equipe multiprofissional especializada de cerca de 40 pessoas, além de toda a estrutura de atendimento do hospital. A proposta do mutirão foi contribuir com a redução da fila de espera por cirurgias no âmbito estadual.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), que faz a gestão administrativa da unidade.