A Secretaria da Saúde (SES) está fazendo um alerta aos pacientes do Estado que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos para que atualizem seus dados de contato nos sistemas de saúde. O Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS, é o documento de identificação dos usuários do Sistema Único. É através dos dados contidos nele que é feito o contato com o paciente para a realização de exames, consultas e cirurgias. Por isso, é imprescindível que o cadastro esteja sempre atualizado.
O usuário pode conferir se seus dados estão corretos acessando a sua conta gov.br ou diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso perceba que há informações desatualizadas, como telefone de contato e endereço, deverá se dirigir à UBS mais próxima de sua residência para que as informações sejam atualizadas.
“Muitos pacientes não são localizados em função da troca, em especial, do número de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. Por isso realizamos esse alerta, atualize seus dados para que quando você for chamado, as equipes de saúde possam lhe localizar”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Desde de 6 de fevereiro, o governo do Estado está realizando uma força tarefa para a realização das cirurgias eletivas. O contato para o chamamento dos pacientes é realizado, principalmente, via ligação telefônica, neste sentido é fundamental que as informações cadastrais estejam corretas.