Profissionais do SAMU Aeromédico e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) participaram nesta quarta-feira, 19, do “Seminário de Serviço Aeromédico e Jornada de Segurança Operacional”. O evento, realizado de forma virtual, contou com cerca de 50 participantes entre pilotos e tripulantes operacionais. O objetivo foi reunir os profissionais que trabalham no serviço aéreo especializado de SC em um mesmo treinamento.
Entre os assuntos abordados no encontro, destacam-se algumas pautas pertinentes aos serviços de resgate. O oficial médico, Eduardo Serra Negra, apresentou a evolução histórica do serviço aeromédico no mundo. Na sequência, o tema: “Qual é a nova tendência em transfusão maciça? Sangue total do grupo O" foi abordado pelo especialista Mark Yazer. Em seguida, o major Felipe Gelain discorreu sobre: "Análise dos níveis de pressão sonora e vibração nas aeronaves de asa fixa e asa rotativa” e o Coronel Aviador Ricardo Felzcky sobre "Trabalho em equipe nas Asas da Esquadrilha da Fumaça".
“Momentos como este trazem um ganho na qualidade para a prestação do serviço, ao nivelar conhecimentos dos profissionais em assuntos diversos. Sem mencionar que tais circunstâncias geram motivação dos trabalhadores e cumpre com exigências da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), promovendo a Segurança Operacional na Unidade Aérea Pública (UAP)”, destaca o tenente Leandro Cenedes, do BOA do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A jornada também foi prestigiada por profissionais da Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).