icone facebookicone twittericone instagram

"Avançar com planejamento, e ouvir os gestores municipais para planejar". Com esta proposta, a secretária de estado da Saúde tem visitado instituições nas diversas regiões do estado. Nesta sexta, a gestora esteve no meio-oeste catarinense. 

reunião sec Joaçaba

“Saúde nós precisamos fazer com o conjunto de municípios e as nossas equipes que estão nas regiões. E pra gente poder avançar ainda mais nas cirurgias precisamos ouvir o que está acontecendo em Joaçaba”, ressaltou a dirigente.

Durante sua passagem pela região, reuniu-se com os Secretários de Saúde da Região da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense) e participou de uma audiência pública na câmara de vereadores de Joaçaba em que o assunto abordado foram os serviços de alta complexidade de ortopedia. Na oportunidade, também visitou o Ambulatório Médico Universitário da UNOESC e o Hospital São Roque, de Luzerna. 

A dirigente se encontrou ainda com a diretoria do Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust), de Joaçaba. Em maio, a unidade avançou no acesso à saúde pública. Naquele mês, o Hust recebeu a autorização para operar o Centro de Radioterapia. “É uma caminhada de ganhos muito significativos. Saber que os pacientes não precisarão mais ir para outras regiões para um tratamento é gratificante. E o espaço já está recebendo pacientes até de outras regiões, inclusive mais distantes, como planalto norte e o extremo-oeste”, destaca a secretária Carmen.  

Hust

Com mais de três mil metros quadrados, o centro de radioterapia é uma conquista para o município, no entanto outros vazios assistenciais precisam ser reduzidos e agora o Hust também está habilitado para realizar cirurgias de alta complexidade, entre elas de ortopedia, grande gargalo do SUS no estado. 

De acordo com Jovani Stefanni, diretor geral do Hospital Universitário Santa Terezinha, os resultados apresentados denotam a assertividade das políticas públicas desenhadas pelo governo Jorginho Mello e sua secretária de saúde, a enfermeira Carmen Zanotto. “Existe obviamente muitos obstáculos, muitas dificuldades porque a área da saúde é muito complexa, multifatorial, mas essa visita da secretária aqui ao nosso hospital denota a diligência do governo em estar apoiando, patrocinando sensibilizando-se com as dificuldades e nos ajudando a buscar recursos e avançar em todas as frentes para que possamos, de fato, garantir um acolhimento e uma assistência integral e integralizada a todos os cidadãos”, avalia.     


Luzerna

Para a secretária Carmen Zanotto, as reuniões com os outros secretários têm revelado as demandas, manifestado a realidade do atendimento e avançado naquilo que é um compromisso: aumentar a oferta de serviços. 

“É necessário, em especial, ampliar o número de leitos de UTI neonatal da região de Joaçaba para frente, mas nós não precisamos só de UTI neonatal, nós precisamos também dos leitos intermediários, dos leitos que nós chamamos de mães canguru, porque temos sim um vazio assistencial não só na neonatologia, mas também na pediatria e a gente vai ter novidades muito em breves para toda essa macrorregião do estado de SC”, prometeu.