icone facebookicone twittericone instagram

O Banco de Leite Dr. Dino Gorini do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina fez aniversário nesta terça-feira, dia 29. O serviço já beneficiou 998 bebês, cadastrou 1.359 doadoras, distribuiu 1.348 litros e fez 3.226 atendimentos individualizados. São quatro anos salvando vidas e conscientizando a população de Criciúma e região sobre a importância do leite materno para os bebês.

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

A data foi motivo de uma celebração interna entre integrantes do Banco de Leite e da direção do hospital.  A unidade foi inaugurada em 29 de agosto de 2019 e recebeu o nome do primeiro médico obstetra do hospital, o doutor Dino Gorini. O Banco de Leite de Criciúma foi o 13º aberto no Estado e integra a Rede Brasileira de Leite Humano. Inaugurado com quatro mães já cadastradas para doação, a unidade tem capacidade para armazenar até 190 litros de leite, que abastecem os bebês recém-nascidos do Hospital Materno-Infantil, principalmente os da UTI.

Toda mãe que estiver em período de lactação e com os exames sorológicos negativos pode ser uma doadora. O primeiro passo é entrar em contato com o Banco de Leite pelo WhatsApp 99129-7074 e fazer um cadastro. Depois de avaliada, a mamãe receberá informações e treinamento sobre a forma de coleta e o armazenamento. O leite da mãe doadora será recolhido em casa pelo banco de leite em temperatura controlada, para após entrada na unidade iniciar as análises de controle do líquido doado.

Somente em 2022, o Banco de Leite atendeu 285 crianças, teve 451 doadoras, fez 866 atendimentos com auxílio para amamentação, arrecadou 529 litros de leite e ofertou 346. E neste ano, até julho, já foram atendidas 171 bebês, coletados 396 litros e distribuídos 232.

Além da coleta e pasteurização do leite materno, a equipe da unidade ainda promove a conscientização sobre amamentação e a importância da doação, tanto para mamães com excesso quanto para os bebês. Na semana passada, por exemplo, foram realizadas palestras nas cidades de Forquilhinha e Criciúma para gestantes e puérperas. Nos encontros foram abordados diversos aspectos da amamentação, incluindo os benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. As participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de amamentação adequadas, posicionamento do bebê e a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida.

“Há dois anos, faço parte desta família que ganhou meu coração. Sou grata pela convivência diária, troca de experiências e por tudo que podemos fazer pelos nossos bebês”, celebrou Hariele Teixeira, enfermeira e coordenadora do Banco de Leite de Criciúma. “Muito orgulho”, definiu a nutricionista Tamilis Borges, atual responsável técnica e, na época da inauguração, coordenadora do Banco de Leite.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina e faz atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br