Em reunião na tarde desta quinta-feira, 31, com o Coordenador Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Reque, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, solicitou a renovação da frota do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
“São 39 unidades de suporte básico e 15 de suporte avançado que precisam ser substituídas porque não tem mais condições de circulação”, explica a secretária Carmen.
A frota do estado é de 124 ambulâncias e mais 30 de reserva técnica na ativa. A maior parte roda 24 horas por dia e com o tempo apresentam problemas mecânicos ou avarias.
“Vamos analisar com todo cuidado os pedidos de Santa Catarina,” garantiu o coordenador Felipe Reque.
Além dos processos de renovação da frota do SAMU, a a secretária ainda solicitou ao Ministério da Saúde a agilização na implantação das novas Unidades de Suporte Avançado de Vida (USAs) nos municípios de Concórdia, Navegantes e São Lourenço do Oeste; e de novas Unidades de Suporte Básico de Vida (USBs) nos municípios de Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Urubici.
Também participaram da reunião, a consultora técnica da Coordenação geral de Urgência e Emergência, Munik Pereira Teixeira; e a assessora de Projetos da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), Cleusa Fritzen.