O Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) está pronto para ser utilizado nas emergências hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santa Catarina. O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), é gratuito e contempla a resolução das queixas mais apresentadas pelos pacientes nas emergências.
O PCACR instrumentaliza o profissional classificador das Emergências Hospitalares e UPAs para avaliar e estratificar os pacientes com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial de risco de morte, garantindo ao paciente grave um melhor acesso aos serviços de urgência e emergência.
Composto por fluxogramas clínicos, cirúrgicos, odontológicos, pediátricos, psiquiátricos e obstétricos, o protocolo serve como ferramenta de apoio ao enfermeiro da Classificação de Risco e ao médico da emergência, contribuindo para o acesso qualificado do paciente na porta de urgência ou emergência e o atendimento por ordem de gravidade.
Para que a unidade possa se tornar beneficiária do PCACR é necessário a adesão do gestor. O Manual de Implantação do PCACR é o instrumento que vai orientar todo o processo.
Acesse o link do PCACR e do Manual de Implantação na íntegra.
https://www.saude.sc.gov.br/index.php/informacoes-gerais-documentos/redes-de-atencao-a-saude-2/rede-urgencias-rue/protocolo-catarinense-de-acolhimento-com-classificacao-de-risco-pcacr