icone facebookicone twittericone instagram

Nesta quinta-feira, 14, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reuniu-se, em seu gabinete, com a secretária Nacional do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Sônia Barros. No encontro foram aprofundadas as discussões acerca das políticas públicas destinadas à saúde mental da população. Estiveram presentes também o deputado estadual Marcos José Abreu (Marquito) e integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

saude mentalFoto: Robson Valverde/Ascom/SES

Durante a reunião, Carmen Zanotto enfatizou a importância do fortalecimento da atenção primária e defendeu a necessidade de expandir os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o estado.

"O reforço da atenção primária e a formação dos profissionais da saúde são de extrema importância, juntamente com a promoção de um atendimento multidisciplinar. É fundamental destacar que os agentes comunitários de saúde desempenham um papel essencial ao serem os primeiros a identificar e compreender os sinais apresentados pelos pacientes. Nesse sentido, precisamos ampliar a presença dos CAPS", esclarece a gestora Carmen Zanotto.

A secretária Nacional do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Sônia Barros, expressou a relevância do diálogo no contexto da construção da política de saúde mental que está sendo elaborada pelo Ministério da Saúde. Ela enfatizou a necessidade de entender a situação do estado e como as políticas nacionais podem se alinhar com as necessidades específicas de Santa Catarina.

“É de extrema importância a gente poder fazer esse diálogo e entender a situação do Estado. A colaboração entre a Secretaria Estadual, trabalhadores da saúde, usuários e a Secretaria Municipal de Florianópolis destaca a importância da rede e de como o processo está sendo conduzido”, reflete a secretária Sônia Barros.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estadual engloba diversos pontos, como a Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Estratégica, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.

O encontro representa um passo significativo na promoção da saúde mental e no fortalecimento da rede de atenção psicossocial em Santa Catarina, demonstrando o compromisso das autoridades estaduais e nacionais em abordar essa importante questão de saúde pública.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br