icone facebookicone twittericone instagram

O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), referência em tratamentos cardiovasculares, apresentou crescimento de 50,13% no número de cirurgias cardíacas eletivas realizadas de janeiro a agosto de 2023, em comparação ao mesmo período no ano anterior, 2022.

RTR 2797 redimensionada

Foto: João Soares/SECOM

Os números demonstram um aumento significativo no período, passando de 377 cirurgias no ano de 2022 para 566, em 2023. Nesses montantes estão incluídos procedimentos como implantes de marcapasso e cardiodesfibriladores. A ampliação no número de cirurgias é resultado da mobilização estratégica das equipes do ICSC, que reorganizaram os fluxos de trabalho para otimizar o atendimento aos pacientes.

"Estamos empenhados em acabar com as filas de espera por cirurgias eletivas, seguindo o que foi preconizado pelo governo estadual. O Instituto recebe pacientes de todo Estado para diversos procedimentos e estamos conseguindo agilizar a realização dessas cirurgias, trazendo qualidade de vida para nossos pacientes”, explica Paulo Brentano, diretor do ICSC.

Além do aumento em cirurgias eletivas, o ICSC também registrou um crescimento significativo no número de cateterismos e angioplastias, totalizando 1.723 procedimentos dessas especialidades durante o mesmo período, representando um aumento de 25% em comparação ao ano anterior. Esses resultados positivos foram alcançados através da expansão do horário de funcionamento do setor de hemodinâmica da instituição, permitindo um atendimento mais amplo e eficiente aos pacientes.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br