Já são seis meses na UTI. Meio ano sob os cuidados intensivos do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma. Gael da Rocha Neves nasceu prematuro, com 36 semanas, e com dificuldades respiratórias. Primeiro foram cinco meses na UTI neonatal e há um mês está na UTI pediátrica, com apoio da ventilação mecânica.
Foto: Divulgação Ascom/SES/SC
“O Gael nunca saiu do hospital”, conta a mamãe Jessica Freitas da Rocha, 26 anos, que junto com o papai Jonatas Domingos Neves acompanham de perto todo o tratamento, mas o maninho Derick, de 6 anos, só conhecia o irmãozinho por fotos.
Assim foi por cinco meses, até o dia 10 de setembro, quando a equipe do Hospital Materno-Infantil promoveu o encontro dos irmãos. “Enfeitamos a recepção e o quarto todo com palavras de carinho e balões!”, lembra a enfermeira Elisana da Silva. Em casa, no bairro Renascer, às 16h do domingo, Derick já estava de banho tomado para a tão esperada visita ao irmão mais novo.
O encontro foi de muita emoção. “Muitos não contiveram as lágrimas de alegria de podermos proporcionar e vivenciar esse momento. Sabemos como deve ser difícil essa distância dos familiares devido à internação prolongada. A cada dia temos a oportunidade de fazer alguém feliz, e esse 10 de setembro foi a vez da família do Gael”, comemora a enfermeira Elisana.
“Somos muito gratos”, agradeceu a mãe. “A equipe não mede esforços para praticar humanização. Com essas ações nossos corações são preenchidos com gratidão e podemos demonstrar nosso carinho e apreço pelos pacientes e familiares que precisam dos nossos cuidados!”, acrescenta a enfermeira.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é referência para nascimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Criciúma e municípios da região carbonífera. A unidade é administrada pelo IDEAS, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Fonte: Comunicação HMISC