Na noite de quarta-feira, 27, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou da cerimônia de abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Transplantes, um evento promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Conforme a gestora, Santa Catarina é o estado brasileiro que mais faz captação de órgãos e transplantes proporcionalmente. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do gesto de doação e a necessidade de um financiamento adequado para os serviços de captação. "Sem financiamento, não conseguimos assegurar que as equipes de captação de órgãos estejam disponíveis 24 horas por dia em nossas unidades hospitalares. Além disso, sem a sensibilidade de uma sociedade que compreenda a importância da doação, não poderíamos salvar vidas", sublinha.
A edição deste ano está sendo sediada na cidade de Florianópolis, de 27 a 30 de setembro, no Centro Sul, e reúne uma seleção de palestrantes nacionais e internacionais que abordarão tópicos científicos relacionados a transplantes de órgãos, compartilhando casos e conhecimento.
Criada em 1986, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) é uma sociedade médica civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com transplantes de órgãos no Brasil, contribuindo para o estabelecimento de normas, além de criação e aperfeiçoamento de legislações relacionadas ao assunto.
>> Clique aqui e acesse a página do evento para mais informações.