Na busca incessante por garantir que a educação e serviços sejam acessíveis a todos, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) dá um passo importante rumo à inclusão. A instituição, comprometida com a formação de profissionais de saúde conscientes e engajados, criou um Grupo de Estudos (GE) voltado para a análise e promoção da acessibilidade em suas formações, serviços e atendimentos.
Esta iniciativa nasceu a partir de uma proposta do Núcleo Acadêmico-pedagógico da Escola, que reconheceu a necessidade urgente de se debater a importância da acessibilidade no contexto educacional e, principalmente, em seus atendimentos e prestação de serviços para os estudantes e a população em geral. O grupo é composto por servidores de todas as áreas da ESPSC e se reunirá quinzenalmente para realizar os debates e estudos para explorar e discutir a temática.
Foto: Divulgação ASCOM/SES/SC
A bibliotecária Paula Sanhudo da Silva salienta que “a acessibilidade na educação, atendimento e prestação de serviço é um tema que vai além das rampas e corrimões para cadeiras de rodas. Ela envolve a garantia de que todos, independentemente de sua deficiência, tenham igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e à informação”. Por isso, o GE Acessibilidade em Foco da ESPSC busca abordar a acessibilidade em todas as suas dimensões.
A ESPSC está comprometida em ser um modelo de inclusão e acessibilidade em suas formações, atendimentos e na prestação de serviços. Por meio do GE, ela busca não apenas atender às regulamentações legais, mas também criar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os membros da comunidade interna e externa.