Como parte das ações do Outubro Rosa, o Centro de Pesquisas Oncológica (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Catarinense de Mastologia (SCM) e apoio da FAHECE, realiza nos dias 12, 13 e 14 de outubro, cirurgias de reconstrução mamária para pacientes do câncer de mama. A ação prevê também um workshop voltado para a capacitação de mastologistas em Santa Catarina.
Foto: Divulgação ASCOM/SES/SC
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica que esta ação, assim como outras que estão sendo desenvolvidas são para todos os municípios de Santa Catarina. “Neste Outubro Rosa estamos trabalhando para fortalecer as ações de prevenção, mas também de reconstrução mamária, por meio da nossa rede de hospitais autorizados a fazer o procedimento. Nossa prioridade é zerar a fila das mulheres que aguardam pela reconstrução mamária, inclusive, com a simetria, que são as duas mamas com tamanhos iguais e, se necessário, que o cirurgião plástico possa fazer a colocação da prótese nas duas mamas”.
As pacientes que serão atendidas no CEPON estão inseridas na fila do Sistema de Regulação Estadual (SISREG) para cirurgias em mastologia e no mesmo procedimento farão a reconstrução mamária.
"O objetivo é dar continuidade ao atendimento de pacientes à espera de reconstruções mamárias, com a realização de oito a dez cirurgias, e oportunizar atualização técnica em cirurgia reconstrutora de mama aos médicos do CEPON e do estado de Santa Catarina", afirma o mastologista do CEPON, Dr. Carlos Gustavo Crippa.
No CEPON, as pacientes em tratamento que precisam realizar a reconstrução mamária têm acesso à cirurgia. De acordo com o Dr. Crippa, como são necessárias duas ou três cirurgias para que a reconstrução tenha melhores resultados, essas operações, chamadas de "segundo tempo", se acumulam devido à quantidade. "Somos referência em reconstrução primária e de segundo tempo pelo SUS para as pacientes em Santa Catarina", explica.
O workshop organizado pela Sociedade Catarinense de Mastologia (SCM) será realizado também durante os dias 12, 13 e 14 de outubro. O evento contará com dois cirurgiões de renome nacional para serem preceptores dos procedimentos, juntamente com a equipe de mastologia e reconstrução do CEPON.
A programação do CEPON do Outubro Rosa conta ainda com ciclos de palestras sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, nos dias 18 e 19 de outubro.