Em pelo menos 10 dias, desde que começaram as fortes chuvas em Santa Catarina, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trabalham incansavelmente para prestar atendimento às vítimas das enchentes. Uma das regiões mais afetadas, o Alto Vale do Itajaí, foram registradas mais de quatro mil ligações e 1.848 ocorrências atendidas entre os dias 5 a 15 de outubro. O número de atendimentos ainda é superior, já que o Samu participa ativamente das ações humanitárias que não são registradas pelo 192.
Como os municípios ficaram alagados e houve deslizamentos de terra, a ajuda e o apoio chegaram através das aeronaves. Cinco helicópteros ficaram de prontidão na região e atenderam um total de 224 ocorrências neste período. Dois Arcanjos com o serviço de SAMU aeromédico junto com do Corpo de Bombeiros atenderam 106 ocorrências. Também participaram dos trabalhos o Águia 02 da Polícia Militar, uma aeronave da Polícia Federal e uma aeronave vinda do Paraná.
Em dois dias foram mais de 10 horas de voo, em missões de resgate, atendimentos clínicos, transporte de materiais e mantimentos e mapeamento de novos pontos onde ainda existem pessoas sem comunicação. Para otimizar o tempo resposta nos municípios atingidos e acompanhar as previsões meteorológicas, a base de operações do Arcanjo 03 foi instalada em Rio do Sul.
“Estamos trabalhando em conjunto com as demais agências de governo, garantindo acesso à população aos serviços de saúde. Seguimos com equipes presentes junto ao CIOP da Defesa Civil, gerenciando as demandas e direcionando as equipes do SAMU de acordo com a necessidade de cada região afetada”, destaca o Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antônio Fonseca.
Também foi realizado o transporte de grávidas em trabalho de parto, pacientes que sofreram infarto e precisaram ser levados para leitos de UTI, transporte de pessoas que necessitavam de hemodiálise e quimioterapia.