icone facebookicone twittericone instagram

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu nesta segunda-feira, 23, do Ministério da Saúde, cinco novas Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios. A entrega das novas ambulâncias ocorreu na Assembleia Legislativa. A renovação da frota beneficia o SAMU das cidades de Criciúma, Içara, Itajaí, Joaçaba e Rio do Sul. O valor de cada veículo é de R$ 276 mil, totalizando um investimento de R$ 1,3 milhão.

20231023_094608.jpg

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou que a entrega das novas ambulâncias significa economia para os municípios, pois reduz o custo da manutenção. Além disso, o atendimento torna-se mais ágil, oferecendo um tempo de resposta imediata em situações de emergência. "Quanto mais condições de trabalho e segurança oferecemos aos profissionais que atuam nas viaturas, melhor o cuidado com os pacientes, principalmente na transferência até as unidades de saúde de referência."

Os veículos adquiridos pelo Ministério da Saúde a partir de um processo licitatório representam uma significativa melhoria dos serviços de saúde pública em Santa Catarina, fortalecendo a implementação e manutenção do SAMU 192. "O desenvolvimento do SAMU se dá através do governo por atos concretos em políticas públicas, que apoiam os municípios. A Superintendência do Ministério da Saúde está presente e atuante no estado para garantir um serviço de qualidade prestado aos cidadãos", destaca Sylvio da Costa Junior, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina.

20231023_102227.jpg

Em julho deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou a entrega de outras doze novas ambulâncias, adquiridas através de emendas parlamentares, também destinadas à renovação da frota do SAMU 192. Foram três Unidades de Suporte Avançado (USA) para os municípios de Araranguá, Balneário Camboriú e Chapecó, e outras nove Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Bom Retiro, Bombinhas, Blumenau, Criciúma, Fraiburgo, Itapema, Itapoá, São Lourenço do Oeste e Seara.

Carmen Zanotto enfatizou que a intenção é realizar a renovação completa da frota. "Nosso desafio é grande. Temos mais de 70 ambulâncias de USB para reposição e mais 12 para Unidades de Suporte Avançado (USA), totalizando 82", completou Carmen Zanotto.