O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem desenvolvendo estratégias para ampliação do acesso à saúde e a ampliação da rede de prestadores de serviços está entre elas. Neste sentido, em julho deste ano,o Hospital Santa Clara, localizado em Otacílio Costa, recebeu habilitação para cirurgias eletivas de média complexidade atendendo pacientes da região serrana.
A habilitação ocorreu após a reabertura do Centro Cirúrgico da unidade, que estava fechada há 10 anos. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na obra, sendo que R$800 mil foram de convênio com a SES.
Desde julho, já foram realizadas 48 cirurgias, nas especialidades de colecistectomia (vesícula), vasectomia e hernioplastias, auxiliando na demanda reprimida de pacientes da região.
“Nosso compromisso é sempre com a melhoria dos atendimentos e aproximar os serviços de saúde a quem precisa é fundamental. Temos que olhar não somente para as cirurgias de grande porte, todo o paciente é importante”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
A diretora do Hospital, Beatriz Mesquita, explica que são direcionados a unidade pacientes das cidades vizinhas e que com a habilitação a intenção é ampliar ainda mais as cirurgias. “Atendemos aqui pacientes de diversos municípios da região e estamos vendo uma demanda crescente, são pessoas que vem de Lages, Palmeira, Bom Retiro, Painel, São Joaquim, Bocaina do Sul, Correia Pinto, além dos munícipes de Otacílio Costa.
O Hospital Santa Clara foi fundado em 1972, conta com 50 leitos, 53 colaboradores, mais de 10 médicos plantonistas, dois cirurgiões e um anestesista. Clínica cirúrgica, pronto socorro, raio –x, eletrocardiograma, entre outros, com uma média de atendimento de 120 pessoas/dia.