As Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina receberam nesta quarta-feira, 1º de novembro, 22 novos cardioversores. O investimento foi de R$ 1 milhão.
“Sabemos da complexidade em realizar um atendimento pré-hospitalar de urgência, por isso nos preocupamos em oferecer para nosso colaborador condições de trabalho para realizar um atendimento com qualidade e segurança ao paciente. Diante disso, renovamos todo parque tecnológico do SAMU, com diversos equipamentos de última geração”, afirma a diretora do SAMU/FAHECE, Carla Birolo. Ela complementa que os cardioversores adquiridos são próprios para o atendimento pré-hospitalar, porque são mais robustos e resistentes, com mais tecnologia, possibilitando agregar ao serviço um novo exame, que proporcionará uma maior eficiência na assistência ao paciente grave, com melhora na sobrevida.
“O investimento em tecnologia é fundamental para garantir o atendimento de qualidade aos pacientes. O SAMU é o primeiro socorro nos casos de urgência e emergência e é muito relevante que nossos equipamentos estejam atualizados para essa função”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
O cardioversor funciona com a aplicação de um choque elétrico de maneira sincronizada sobre o coração. A principal função desse equipamento é monitorar os batimentos cardíacos, aferição automática da pressão arterial, desfibrilação cardíaca, eletrocardiograma e a oxigenação do sangue, além de restaurar o impulso do coração de uma forma ordenada. Os novos aparelhos irão atualizar a tecnologia de atendimento das USAS nas oito macrorregiões de Santa Catarina.