O Hospital Regional de São José (HRSJ) celebra mais uma conquista com a chegada do primeiro dos três novos boilers, marcando o início de um projeto de modernização que visa garantir o fornecimento de água quente de qualidade para os pacientes. Os antigos equipamentos, em uso desde a inauguração do hospital em 1987, estão sendo substituídos por versões mais eficientes e modernas.
O diretor do hospital, Daywson Koerich, destacou a importância dessa iniciativa. "Tínhamos um problema crônico de falta de água quente, afetando a temperatura adequada nos quartos. A Secretaria de Estado da Saúde iniciou um processo de compra e hoje estamos iniciando a substituição dos três dispositivos obsoletos por equipamentos mais modernos, que consomem menos energia elétrica. Além disso, estamos atualizando todo o sistema de aquecimento das caldeiras, migrando para a matriz energética do gás GLP, mais eficiente e ambientalmente recomendada".
Os equipamentos funcionam como reservatórios de água. Um já estava desativado. O investimento do governo do Estado para a substituição dos boilers é de R$ 792,5 mil. "Estamos trocando não apenas os boilers, mas todo o sistema de aquecimento das caldeiras. Essa modernização não só garantirá um suprimento confiável de água quente para os pacientes, mas também resultará em uma redução no consumo de energia elétrica", afirma o diretor.
Com a chegada do primeiro equipamento, teve início o processo de substituição e instalação. Os outros dois boilers estão previstos para chegar até o início do próximo ano.
A modernização do sistema de aquecimento de água faz parte das ações de qualificação dos hospitais desenvolvidas pelo Governo do Estado através do decreto de emergência.