Encerrou nesta quarta-feira, 22, o evento "Cuidado Integral: Desafios da Oncologia", promovido pela Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina (RECAN/SC), em Florianópolis. O encontro começou na terça-feira, 21, e reuniu palestrantes de diversas áreas de apoio aos pacientes oncológicos. O secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, participou do evento, representando a secretária Carmen Zanotto.
Em sua exposição, o secretário adjunto destacou as principais ações do Governo do Estado em apoio às pessoas que enfrentam o câncer. “A equipe da Secretaria de Estado da Saúde, capitaneada pela secretária Carmen Zanotto, tem trabalhado para ampliar o atendimento de radioterapia, habilitações e assim mais cirurgias oncológicas, consideradas tempo sensíveis, realizadas em todo o estado de Santa Catarina. Essas ações são fundamentais para que haja o diagnóstico precoce, agilizando o tratamento do paciente”.
A Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina foi criada pela Associação Amor e União contra o Câncer (AMUCC) em 2012. É composta por 30 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) distribuídas estrategicamente nas macrorregiões de saúde de Santa Catarina. A rede atua principalmente nos municípios onde suas organizações estão localizadas, com foco na atenção básica e influência nas políticas públicas de saúde, com ênfase no controle do câncer e na participação social.