Referência no tratamento de pacientes adultos com câncer em Santa Catarina, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também é responsável por receber crianças para tratamento de radioterapia. O hospital recebe crianças de 0 a 5 anos que precisam de sedação para fazer o procedimento. Por ano, cerca de 20 crianças realizam o tratamento radiológico no hospital. O assunto ganha destaque com o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado nesta quinta-feira, 23 de novembro.
“Apesar de sermos um hospital que atende majoritariamente adultos, também temos um olhar para as crianças. Somos referência para os pequenos pacientes que precisam de sedação para fazer o tratamento. A equipe sempre recebe a eles e às famílias com muito acolhimento”, afirma o diretor geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet.
A gerente técnica, Dra. Mary Anne Taves, explica que o CEPON é um dos hospitais do SUS que oferece assistência para esse tratamento. “As crianças recebem o tratamento de Radioterapia aqui no CEPON. No entanto, se precisarem de internação ou outros procedimentos, elas são encaminhadas de volta ao Hospital Joana de Gusmão, onde têm acesso à assistência e internação”.
De acordo com o chefe do Serviço de Radioterapia, Dr. Paulo Rodrigues, as crianças são encaminhadas pelo Sistema de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde, e recebidas pela equipe multidisciplinar do hospital antes de iniciar o tratamento. "Cada criança passa por uma análise personalizada realizada pela equipe multidisciplinar, incluindo um médico radio-oncologista, enfermeiros, dosimetristas e anestesiologistas. É realizado um estudo detalhado para determinar a dose de radiação e, se necessário, o tratamento é realizado com sedação, contando com a equipe de anestesiologia", explica.
Após a conclusão do protocolo personalizado de radioterapia, as crianças passam por avaliações e, se apresentarem boa recuperação, são liberadas para retornar às suas casas. O CEPON busca oferecer um tratamento de qualidade e cuidadoso, visando o bem-estar e a recuperação plena das crianças que passam por esse processo.
Números do câncer infantil
O câncer infantil corresponde de 1% a 4% dos casos de câncer em geral. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que ocorram cerca de 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos no triênio entre 2023 e 2025, sendo que aproximadamente 310 casos estimados somente em Florianópolis.