Os investimentos do Governo do Estado na descentralização da saúde continuam acontecendo. Neste sábado, 25, foi assinado um novo convênio com o Hospital Frei Rogério, de Anita Garibaldi. O investimento é de R$ 259,6 mil, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Fotos: Roberto Zacarias/Secom
O valor será utilizado para a ampliação dos leitos de saúde mental feminina, duplicando a capacidade de atendimento nesta especialidade. Atualmente, a unidade conta com 10 leitos e agora passará a disponibilizar 20. Os recursos são destinados à aquisição de equipamentos e custeio dos leitos e serão pagos em parcela única. A assinatura foi realizada pelo Governador Jorginho Mello e pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em ato de inauguração de rua coberta e anúncio de investimentos para o município.
Para o diretor administrativo do Hospital Frei Rogério, Gabriel Stanck, o olhar da SES para os hospitais de pequeno porte demonstra um reconhecimento da importância e da capacidade nos atendimentos às demandas da saúde. “Este novo convênio representa que estamos no caminho certo, demonstra que nossa capacidade operacional está funcionando e podendo ajudar mais pessoas com nossa instituição, fortalecendo ainda mais a parceria com o Governo do Estado na necessidade que as pessoas tanto precisam”.
O Hospital participa da Política Hospitalar Catarinense (PHC) com porte 1, recebendo o teto de R$ 50 mil. A unidade também iniciou em fevereiro a realização de cirurgias vasculares. Desde então até outubro deste ano, foram realizadas 1.012 cirurgias de varizes atendendo pacientes das regiões da Serra e Meio Oeste.
A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência, clínica médica, saúde mental feminina. Além disso, conta com laboratório 24 horas, radiologia 24 horas, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. Também está em andamento a reforma para ativação do Centro Cirúrgico do Hospital.