Mais de 200 profissionais e gestores da saúde participaram nesta quinta-feira, 7, da XV Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, promovida pela AMUCC - Associação Brasileira de Portadores de Câncer, no auditório do Centro Universitário Estácio, em São José. Destes, foram capacitados 187 agentes comunitários dos municípios de Palhoça, Tijucas, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.
Fotos: Robson Valverde
“Esse encontro é muito importante para a multiplicação do saber com os agentes comunitários de saúde. São eles que visitam todas as casas e levam informações para toda a comunidade. Segundo a orientação do Governador Jorginho Mello nenhum paciente com câncer pode esperar mais do que os prazos que estão previstos em lei. Eu sou autora das duas leis, das leis dos 60 dias e das leis dos 30 dias, que garantem o tratamento e o acesso aos exames. As ações para o diagnóstico precoce, exames e tratamento do câncer é um trabalho conjunto com os secretários municipais de saúde” destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Entre os temas abordados nas palestras estão: Câncer de Mama - Entendendo a Jornada do Paciente; Práticas Integrativas na Promoção da Saúde; Câncer de Pulmão - Diagnóstico e Fatores de Risco Modificáveis; HPV - O que preciso saber; Cuidados Paliativos: Promovendo Qualidade de Vida e Dignidade; Saúde Mental e Qualidade de Vida de Quem Cuida.
“Os resultados dessas capacitações nos orgulham, nos estimula a cada ano fazer novamente. Trazemos informações de pessoas maravilhosas, profissionais que atuam tanto no sistema público como no privado, falando de prevenção e detecção precoce do câncer, que é a nossa meta na atenção básica, pois sabemos que a detecção de um câncer precoce tem mais de 90% de chance de cura. Alguns municípios ainda não estão conseguindo fazer o diagnóstico em 30 dias, mas o Estado está trabalhando para isso e muito. Procedimentos e biopsias que antes demoravam, agora temos um tempo melhor. O papel fundamental de vocês é orientar a população quando tiver alguma lesão suspeita ou algum exame que deu alterado, a ir ao centro de saúde para que a pessoa entre o mais rápido possível no sistema de regulação e consiga fazer a biopsia para o diagnóstico no tempo certo, e assim fazer o tratamento num tempo menor de 60 dias”, reforça a presidente da AMUCC, Simone de Souza Lopes.
Os agentes comunitários de saúde ajudam a divulgar, junto à população, os cuidados e conhecimentos necessários, para que não se percam tantas vidas para o câncer. Para auxiliar os agentes no seu importante trabalho, a AMUCC organiza capacitações com temas específicos com professores e doutores que trazem conhecimentos atualizados muito importantes para empoderar portadores e a população para que possam ter acesso com rapidez a serviços de qualidade.
A secretária Carmen Zanotto é defensora dos direitos dos pacientes oncológicos e dos deveres dos Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto deputada, foi propositora de duas leis que asseguram o tratamento de pacientes oncológicos: “Como deputada, criei leis que beneficiam as pessoas que necessitam de tratamento para vencer o câncer. Como secretária de Saúde, estou atuando para que elas saiam do papel, sejam cumpridas e estamos conseguindo. Quem tem câncer não pode esperar” complementa.
Lei 12.732/12 - determina que o tratamento seja realizado em até 60 dias após o diagnóstico
Lei 13.896/19 - assegura aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias.
Lei 12.802/13 – dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama no SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer, para dispor sobre o momento de reconstrução mamária.