Cerca de 10 dias antes do ano de 2023 acabar, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) já havia batido o recorde de registros de toda a série histórica de quase 40 anos de serviço. O centro é uma unidade pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência em Toxicologia Clínica para toda Santa Catarina, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.
No dia 21 de dezembro já haviam sido registrados mais de 25.100 atendimentos, superando o recorde anterior atingido em 2019. Em relação ao mesmo período do ano anterior, foi observado um aumento de 26% dos registros.
O grupo de substância com maior atendimento registrado segue sendo os medicamentos, animais peçonhentos/venenosos e as drogas de abuso. Dados mais detalhados serão publicados no relatório anual, no próximo ano.
Os profissionais do CIATox/SC afirmam que esse aumento segue a tendência da série histórica do serviço que vinha mostrando um aumento progressivo de atendimentos, com uma queda apenas no ano pandêmico (2020).
O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência em casos de intoxicação (exposição à medicamentos, agrotóxicos, produtos de limpeza, produto de higiene, drogas, etc.) ou acidentes com animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, água-viva, etc.). O serviço é ofertado aos profissionais da saúde e à população em geral, através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.
Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biólogos, professores e técnicos administrativos) e de estudantes (medicina, farmácia, biologia, design e ciência da computação).
O serviço é subordinado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da SES/SC e mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O centro fica localizado junto ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC-EBSERH).
Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br