Futuro de Dalmo
Ficou para sexta a definição do futuro secretário estadual de Saúde. Dalmo Claro (PMDB) conversou ontem com Raimundo Colombo, ambos falaram sobre o que pensam sobre a saúde pública, mas nada de decisão. A definição foi adiada para sexta porque o governador eleito quer discutir mais com os partidos da aliança. Dalmo preferiu não avaliar se sua nomeação está encaminhada e soube que o PSDB está interessado na pasta.
Quase lá
“Não vou ficar falando e depois há uma mudança e não sou o escolhido. Eu tenho de me preservar”, diz Dalmo Claro, que concorreu a deputado federal. A conversa teve a presença ainda de Pinho Moreira, o vice-governador eleito. Embora nada tenha sido decidido, depois da conversa de ontem é possível que o médico tenha saído mais secretário do que entrou.
Avaliação em Joinville
O secretário de Saúde de Jonville, Tarcísio Crócomo, considera a positiva a escolha do futuro secretário de Estado de Saúde desde que os critérios da definição tenham sido técnicos. “Se foram políticos, tenho minhas reservas, embora saiba que a política tenha de ser levada em conta”, alegou Crócomo ontem à tarde, antes da confirmação ou não de Dalmo Claro.
A Sociedade Joinvilense de Medicina considera a ampliação do Regional Hans Dieter Schmidt e uma parceria do Estado com o município para construção (ou transformação do São José) de um hospital pronto-socorro (semelhante ao HPS de Porto Alegre) com duas missões às quais o futuro secretário deve se dedicar. Se Dalmo Claro for o escolhido da SJM – foi apoiado em editorial da entidade durante a campanha – melhor ainda.
ALERTA CONTRA CATAPORA
Mais 15 casos confirmados
Criciúma contabiliza mais de 850 ocorrências. Em três delas, as crianças acabaram morrendo
Criciúma continua em alerta contra o surto de catapora. a prefeitura emitiu um alerta à população. Neste ano mais de 850 casos foram registrados na cidade. No Hospital Infantil Santa Catarina, até o final da tarde de ontem, outros 15 casos chegaram aos médicos.
Neste ano, três crianças morreram em decorrência de complicações da doença, como encefalite e infecção generalizada. O caso mais recente foi registrado na semana passada e a causa ainda é investigada pela Secretaria de Saúde.
Em razão do surto, a Vigilância Epidemiológica e a secretaria intensificaram os trabalhos de prevenção nos postos de saúde. Conforme o responsável pelo setor de agravos da Vigilância, Jeberson Gorges, a orientação é de que os casos confirmados sem complicações iniciais sejam acompanhados em casa até a cura. Desde 2006, a Vigilância não registrava mortes por complicações da doença.
O aposentado Vilmar da Rocha, 48 anos, reveza desde domingo com a mulher os cuidados com a filha Ana Letícia, de um ano e seis meses. A menina foi internada no Hospital Infantil com catapora e outras inflamações na pele. Por isso requer mais cuidados.
– As bolhinhas apareceram quinta-feira e fomos acompanhando em casa porque é doença de criança, mas foi ficando grave, o que nos assustou, e tivemos que internar – disse Rocha.
De acordo com o diretor clínico do Hospital Infantil Santa Catarina, Christian Prado, a higiene é o “segredo” de uma cura mais rápida e também para evitar complicações da doença.
– A pessoa precisa estar com as unhas cortadas, mãos sempre limpas e tomar banhos com mais frequência com sabonetes antissépticos para aliviar a coceira. Também recomendamos passar permanganato de potássio e loções à base de cânfora e mentol. E evitar coçar – orienta Prado. PAULA CARDOSO | Criciúma
ana.cardoso@diario.com.br
ANA
FECAM- Federação Catarinense dos Municipios
MUNICÍPIOS
Saúde e gestão na pauta da Fecam
Congresso, que começa hoje e vai até quinta-feira, em Florianópolis, vai propor alternativas para os prefeitos catarinensesA oitava edição do Congresso Catarinense de Municípios enfocará temas como finanças, saúde e gestão de pessoas. A abertura do evento será realizada hoje, a partir das 14h, no CentroSul, com a participação do governador Leonel Pavan (PSDB), que falará sobre as ações de governo no encerramento do mandato.
O governador eleito Raimundo Colombo (DEM) participa da conferência abordando as diretrizes da nova administração para a gestão municipal. Segundo o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Saulo Sperotto, o congresso enfocará assuntos de interesse das prefeituras, como gestão pública e municipalismo. O evento é uma oportunidade para que os municípios ampliem a interlocução com os órgãos do governo do Estado, além de outros poderes, como o Legislativo e o Judiciário.
Na montagem da programação, uma das preocupações foi garantir uma diversidade de temas, mostrando alternativas de modelos de gestão para várias áreas, tudo com uma linguagem simples de se entender.
Como exemplo, haverá palestras sobre controle e constitucionalidade das leis municipais, sobre a Semana Nacional de Conciliação das Execuções Fiscais, sobre políticas locais de habitação e interesse social, além da implantação de consórcios públicos para a redução de despesas. Segundo Sperotto, um dos destaques será o enfoque para a saúde.
Neste sentido, será apresentada a experiência do município de São Paulo com os Ambulatórios Médicos de Especialidades (Ames), que concentram equipes multidisciplinares de saúde, oferecendo tratamento rápido e especializado, que vai desde consultas com especialistas não disponíveis na rede básica até exames e diagnósticos avançados.
Amanhã, a partir das 8h30min, seguem os debates Saúde e Gestão Pública. O evento encerra-se na quinta-feira pela manhã, com um debate sobre as finanças dos municípios.
Saúde
As entidades médicas nacionais - Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) - estão preocupados com a escolha dos futuros diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para as entidades, as indicações "devem se pautar por perfis de profissionais detentores de conhecimento técnico, reputação ilibada e reconhecida idoneidade moral e ética, garantindo a independência nas decisões do órgão". Um documento, que será encaminhado à presidente eleita Dilma Rousseff, ainda assinala que os futuros diretores não devem estar implicados em possíveis conflitos de interesses e que, na escolha, deve prevalecer "o interesse público nas ações da ANS de normatização, controle e fiscalização das atividades dos planos e seguros de saúde privados".
Hemosc faz campanha de doação de sangue hoje em Itajaí
Até que seja inaugurada sede do Hemosc em Itajaí, doações só no busão
O busão do Hemosc vai pintar hoje em frente ao hospital Marieta Konder, em Itajaí. Essa será a última oportunidade do ano pros peixeiros que quiserem praticar uma boa ação doando sangue, já que os planos de abertura de uma unidade do Hemosc por aqui vão ficar só pro ano que vem.A vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius (DEM), que encabeça o projeto do Hemosc peixeiro
(ITAJAIENSE - Morador da cidade de Itajaí.), diz que o antigo prédio do instituto de Previdência Social dos Servidores da Santa & Bela (IPESC), onde deverá funcionar a unidade do Hemosc, tá passando por reformas. Em janeiro, representantes do instituto devem vir pra Itajaí ver o que precisará ser adaptado, ainda, pra que o local seja um centro de doações.
Pra que o projeto saia do papel, a prefa
(PREFEITURA - Edifício em que se localizam os gabinetes e demais dependências da administração municipal. Função de prefeito. Tempo de duração da função de prefeito. Subdivisão do Império romano administrada por um prefeito.) tá cedendo o espaço, e o estado vai pagar os equipamentos e adequações, além de alguns funcionários. Segundo a abobrona, a equipe será composta por funcionários do município, do governo do estado e de alguns municípios da região.
Dalva prefere ficar em cima do muro e não diz quando exatamente será inaugurado o Hemosc em Itajaí, mas garante que no próximo ano a unidade sai. “Como não depende só de nós, não vou dar uma data, mas no ano que vem será uma realidade”, jura.
Já a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemosc, Roseli Sandrin, diz que a inauguração vai rolar(ACONTECER - ) no primeiro semestre. Ela não sabe ao certo quantas pessoas tão cadastradas como doadoras em Itajaí, mas garante que há uma demanda muito grande, e que a city(CIDADE - Designação das povoações de maior amplitude e importância. Conjunto dos habitantes da cidade. A parte central ou o centro comercial de uma cidade.) peixeira é uma das que têm mais doadores em todo o estado. “Sempre que a unidade móvel vai até Itajaí é um sucesso”, diz.
Pra doar
A campanha de doação de sangue que rola(ACONTECE - ) hoje é pra voluntários já cadastrados e também pra novos doadores. Serão distribuídas 50 senhas a partir das 8h e outras 50 a partir das 13h30. Pra doar é necessário pintar no local com um documento de identificação com foto.