icone facebookicone twittericone instagram

 

ESTUDO DA OMS
Celular aumenta risco de câncer
Telefone móvel está na mesma categoria de alguns químicos, pesticidas e chumbo

 

A radiação eletromagnética associada ao uso do celular pode ser classificada como “possivelmente carcinogênica”, segundo avaliação da agência da Organização Mundial de Saúde (OMS) responsável pelo estudo do câncer (IARC, na sigla em inglês). A conclusão foi divulgada por 31 cientistas de 14 países reunidos pela entidade para discutir centenas de pesquisas sobre o risco de usar os aparelhos.

Essa avaliação, cujos detalhes serão publicados na edição de julho da prestigiada revista científica “Lancet”, reverte, ainda que não oficialmente, posição da OMS afirmando não haver evidências de que o uso do celular provoque câncer. De acordo com o grupo, a exposição ao celular deve ser incluída como fator de risco 2B.

Neste grupo, estão incluídos agentes “possivelmente” cancerígenos, como alguns químicos, pesticidas e chumbo. Este patamar oferece um risco inferior ao grupo 1, no qual as substâncias são certamente cancerígenas, e 2A, com “provável risco para seres humanos”.

“A evidência foi revisada criticamente e avaliada como limitada entre os usuários de celulares para glioma e neuroma, mas inadequada para conclusões sobre outros tipos de câncer”, diz comunicado publicado pela IARC.

O grupo de trabalho, diz o texto, não quantificou o risco, mas salientou que uma pesquisa no passado sobre uso de celulares, até o ano de 2004, mostrou um crescimento de 40% no risco de glioma na categoria dos usuários mais frequentes de celular – cerca de 30 minutos ao longo de dez anos.

“As evidências, embora ainda sendo acumuladas, são fortes o suficiente para indicar a classificação como 2B. Esta conclusão significa que pode haver algum risco e, portanto, precisamos prestar atenção entre a relação do uso de celulares e o risco de câncer”, disse Jonathan Samet, da Universidade do Sul da Califórnia, que presidiu o grupo de estudo da OMS.

Christopher Wild, da IARC, disse no comunicado ser “importante que mais pesquisas sejam conduzidas para saber das consequências do uso no longo prazo”. zo”.

 

 

 

Visor


MENOS FUMAÇA
A boa notícia do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado ontem, foi de que o Brasil apresenta o maior índice de pessoas que largaram o cigarro nos últimos anos. Em 1989, cerca de 33% dos brasileiros fumavam. Hoje, são cerca de 25 milhões de fumantes no país, 17,2% da população. Realmente baixou, mas ainda é muita gente...

 

Geral


FUNCIONÁRIOS DA WEG
Problema na água causou intoxicação
Mais de 500 trabalhadores da indústria tiveram enjoo, vômito e diarreia

A indústria WEG, de Jaraguá do Sul, confirmou, ontem, que uma falha na distribuição de água dentro do parque fabril 2, que fica na Avenida Waldemar Grubba, provocou a intoxicação nos funcionários. Ao menos 530 apresentaram enjoo, vômito e diarreia, desde o sábado passado.

Até que todas as caixas de água sejam examinadas, higienizadas e recebam filtros novos, a empresa continuará fornecendo água mineral a todos os colaboradores. Mas o motivo da contaminação só será descoberto quando os resultados de exames laboratoriais ficarem prontos.

A hipótese de contaminação pela comida foi descartada pela empresa, pois as análises realizadas em amostras deram negativo. Além disso, foi aplicado um questionário aos trabalhadores intoxicados e o ponto comum entre eles é que todos ingeriram a água do bebedouro.

O relatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (Samae) já foi entregue à WEG. Segundo o assessor de imprensa da autarquia, Vinicius Schweighofer, foi constatado que a água fornecida à empresa não apresentava problemas.

– Se fosse alguma contaminação na água do Samae, mais moradores da cidade teriam apresentado problemas, e não somente funcionários da Weg – declarou o assessor.

Resultado das análises deve sair em um mês

O responsável pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, Walter Clavera, informou que resultado das análises das amostras deve levar pelo menos um mês para ficar pronto.

Ele disse que, ontem à tarde, o movimento no ambulatório da empresa e no pronto-socorro do Hospital e Maternidade Jaraguá diminuiu consideravelmente.

– Não foi registrado caso mais grave e ninguém foi internado. STINGHEN | Jaraguá do Sul

caroline.stinghen@an.com.br

CAROLINE

 

 

GERAIS
Psiquiatria terá mais de cem novos leitos

A Coordenação de Saúde Mental de Santa Catarina anunciou que abrirá mais de cem leitos de psiquiatria em hospitais gerais filantrópicos no Estado. A previsão é de que os primeiros estarão disponíveis no começo de 2012. A novidade surgiu após reportagem publicada no último domingo, no DC, sobre a falta de 400 vagas para tratamento de dependentes de drogas na saúde pública do Estado. Enquanto são necessários 1.270 leitos, o governo oferece 870 em hospitais públicos e privados.

 

 

 


PELO MUNDO


OMS alerta para o risco de câncer

A radiação de celulares pode causar câncer, anunciou ontem a Organização Mundial de Saúde (OMS). A agência lista o uso do telefone móvel como “possivelmente cancerígeno”, mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. Antes do anúncio, a OMS havia garantido que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde. Uma equipe de 31 cientistas de 14 países tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança dos celulares. Segundo o grupo, não existem estudos suficientes a longo prazo para concluir se a radiação dos celulares é segura, mas há dados que mostram uma possível conexão.

 

 

PELO MUNDO


Bactéria faz mais uma vítima fatal

Mais uma pessoa morreu vítima da bactéria E. coli enterro-hemorrágica (Eceh), elevando para 16 o número de vítimas fatais na Europa. Uma mulher de 87 anos morreu em Paderborn, no noroeste da Alemanha, segundo as autoridades de saúde regionais. Já são 15 as vítimas somente na Alemanha. A primeira morte registrada fora do território alemão foi de uma mulher de 50 anos na Suécia. Ela havia viajado para a Alemanha. Mais de mil pessoas na Alemanha e na Europa foram contaminadas, segundo o instituto de vigilância sanitária Robert Koch. A suspeita é que pepinos contaminados procedentes da Espanha poderiam estar contaminados.

 

 


 

Médicos devem voltar a atender no hospital

 

Depois de uma assembléia realizada na noite desta terça-feira, o corpo clínico do hospital Nossa Senhora dos Prazeres decidiu aceitar a proposta do município e do hospital de receber R$ 60 pela hora plantão, R$ 10 reais a mais do que eles recebiam. Porém, a emergência ainda continuará fechada.
 
O corpo clínico vai apresentar uma contra-proposta ao município. “Não estamos preocupados, agora, com a remuneração, mas queremos que o município e o Estado assinem um documento se comprometendo em resolver a situação da emergência, definitivamente, em 120 dias”, declarou o presidente regional do Sindicato Estadual dos Médicos, Fernando Pagliosa.


Os médicos cobram que no documento conste quem vai financiar os pagamentos e que no prazo estabelecido o hospital atenda às determinações do Ministério da Saúde para uma emergência tipo 2 (que conta com recursos humanos e tecnológicos para o atendimento de portadores de danos e/ou de agravos caracterizados como pequenas, médias ou grandes urgências e emergências, de natureza clínica ou cirúrgica).

 

“Só vamos voltar se este documento for formalizado, não queremos que o problema se repita e que no final do ano estejamos nesta mesma situação”, destaca Pagliosa. Durante o dia de ontem, três reuniões entre o secretário de saúde de Lages Juliano Polese, o diretor administrativo do hospital Canísio Winkelmann e o diretor do corpo clínico do hospital, Paulo Duarte, foram realizadas para discutir a proposta apresentada aos médicos. Polese não revelou que propostas foram feitas.

 
Até o fechamento desta edição, segundo Polese, os médicos ainda não haviam dado uma resposta sobre o que foi proposto. Na manhã desta quarta-feira, Polese deve realizar uma coletiva de imprensa e, em seguida, viaja para Florianópolis para uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. Os médicos voltam a realizar uma assembléia amanhã caso a contra-proposta seja aceita pelo município.

  

Atendimento no Tito Bianchini é normal

 

A Emergência do hospital Nossa Senhora do Prazeres está fechada desde o dia 27 deste mês. Durante este período os pacientes estão sendo encaminhados ao Pronto Atendimento Tito Bianchini e o Hospital Tereza Ramos.
 

Como mostra o gráfico de atendimentos (abaixo) disponível no site da Secretaria da Saúde de Lages, não houve alteração significativa no número de pacientes nesses últimos dias. “Estamos conseguindo atender normalmente e fazer os encaminhamentos necessários”, destaca a gerente do Pronto Atendimento Déborah Liz.


Na manhã de ontem, duas pessoas envolvidas em um acidente em São José do Cerrito foram atendidas no Pronto Socorro Tito Bianchini. Antônio Tiago Correa (62) foi estabilizado e a tarde foi levado ao hospital Tereza Ramos.
 

Até às 21 horas o estado dele era estável. A esposa de Antônio, Hilda Souza Correia (61) permaneceu no Pronto Atendimento até às 20 horas, quando foi atendida por um ortopedista. Em seguida foi encaminhada ao hospital Tereza Ramos.