DECISÃO
Partos em hospitais
O Conselho Federal de Medicina (CFM) recomendou que os partos sejam feitos em ambiente hospitalar de forma preferencial, por se tratar da opção mais segura. Por meio de nota, o órgão alertou sobre os riscos de morte envolvendo partos fora de hospitais.
O CFM alertou que “há um falso antagonismo entre o parto domiciliar e o parto hospitalar que ofusca uma preocupação real: a preservação da vida e do bem-estar da gestante e do recém-nascido. É importante estar consciente sobre o equilíbrio entre riscos e benefícios envolvidos nos procedimentos médicos, de forma geral, para que as opções estejam legitimamente ancoradas em princípios bioéticos”.
De acordo com o comunicado, a autonomia do profissional de saúde e da gestante deve ser respeitada. A recomendação do CFM ocorre em meio à polêmica envolvendo resolução do Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ), que proíbe a participação de médicos obstetras em partos domiciliares e a presença das obstetrizes, doulas (acompanhantes) ou parteiras em ambientes hospitalares.
Brasília