icone facebookicone twittericone instagram


Lotes de leite que teriam intoxicado crianças são retirados do mercado em Santa Catarina
Pelo menos oito casos foram registrados em Florianópolis e Itajaí
 Oliveira Mussi

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina decidiu retirar do mercado lotes de leite que seriam responsáveis pela intoxicação de pelo menos oito crianças menores de três anos em Itajaí e Florianópolis. Elas apresentaram quadro de cianose central aguda, que se trata da falta de oxigenação dos tecidos do corpo.

Segundo a Vigilância Sanitária do Estado, os sintomas foram ocasionados pelo consumo de nitrito, que impede a absorção de oxigênio pelas hemoglobinas, células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio, do sangue. Ao que tudo indica, o nitrito foi consumido junto com leite da marca Laticínio Holandês, com sede em Biguaçu. Todas as caixas dos lotes 0687 e 0689 estão sendo recolhidas dos pontos de venda.

Recomenda-se que, caso a pessoa tenha leite da marca em casa, verifique o lote impresso na caixa. Caso coincida com os lotes citados, entre em contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica por meio dos seguintes telefones: (48) 3221-8452 ou (48) 9112-2719 (dias de semana das 7h às 19h) e (48) 9105-5450 (durante a semana das 19h às 7h e finais de semana e feriados). Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, ligar para o Centro de Informações Toxicológicas no telefone 0800-643-5252.

Todos as crianças contaminadas passam bem, apesar de que, em alguns casos, houve necessidade de internação em UTIs e até de respiração mecânica. As razões para a contaminação dos lotes ainda serão investigadas. Nenhum representante da marca Laticínio Holandês foi encontrado para falar sobre o caso.