Rafael Martini- Visor
AMPULHETA
O prazo dado pelos servidores da Saúde para o governo apresentar uma proposta sobre a hora-plantão e melhorias nas condições do trabalho termina na quarta-feira.
Geral
CÂNCER
Caminhada do Outubro Rosa
Segunda edição, no domingo, em Blumenau, volta a fazer um alerta sobre a luta contra a doença
Este domingo é dia da 2a Caminhada Outubro Rosa. O evento, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Blumenau, faz referência ao mês mundial da prevenção ao câncer de mama.
A largada está marcada para as 9h, na sede da RFCC, que está situada na Rua Itajaí, 150, para as participantes inscritas.
O ponto final da caminhada charmosa é o Parque Ramiro Ruediger, onde haverá sorteio de brindes.
As atletas inscritas devem comparecer para a atividade uniformizadas com a camiseta específica do evento e roupas confortáveis para atividade física.
A programação do Outubro Rosa segue até quinta-feira em Blumenau, quando ocorre o jantar comemorativo no Tabajara Tênis Clube.
O Outubro Rosa é uma mobilização mundial, símbolo da luta contra o câncer de mama.
A campanha foi trazida para o Brasil em 2008, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para redução da mortalidade.
Para lembrar o mês de luta, vários monumentos no mundo estão iluminados com luzes rosas. No Estado, a novidade foi a entrada na lista da Ponte Hercílio Luz, na Capital.
Blumenau
EDUCATIVO
Game para a boa saúde
Jogo disponível na internet estimula crianças e adolescentes a entender os malefícios do cigarro
Substituir plantações de tabaco pelo cultivo de uvas, montar o cartaz de uma campanha contra o cigarro e ajudar fumantes de narguilé a encontrar outras formas de lazer são algumas das tarefas propostas por um game lançado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O jogo Agentes da Saúde – Por um Mundo Livre do Cigarro está disponível de forma gratuita no site do instituto (www.inca.gov.br) e tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com o diretor-geral da instituição, Luiz Antonio Santini, a iniciativa é um contra-ataque às estratégias da indústria do fumo voltadas para essa faixa etária.
– Lamentavelmente, mesmo tendo ciência do mal que o cigarro faz, a indústria é capaz de dirigir mensagens subliminares para o público infantojuvenil – diz Santini.
Ele cita a própria disposição das embalagens de cigarro nos pontos de venda, muitas vezes ao lado de doces e na linha dos olhos dos pequenos, como formas de atraí-los para o produto. Com o jogo, o Inca espera aumentar a consciência sobre os malefícios do tabaco.
O vilão da história é o Doutor. Fumoide, chamado de “pilantra” e “cara de pau” pelo agente de saúde Carlos, que funciona como uma espécie de guia do jogo, explicando o que as imagens mostram à medida em que a história avança.
Algumas mensagens, porém, tinham problemas de redação. O diretor do Inca diz que, nos próximos meses, será feita uma avaliação da receptividade e do impacto do jogo.
São Paulo