Empenho da dupla
Ontem, ao entregar em Florianópolis 19 ambulâncias ao Samu de 17 cidades, Colombo reconheceu que a saúde é um dos maiores desafios do serviço público, por causa de entraves como a defasada tabela do SUS e também por causa da estrutura. Mas o governador está determinado a olhar para a setor. O vice Eduardo Moreira está visitando hospitais estaduais junto com o secretário Dalmo de Oliveira.
FORÇA RESTABELECIDA
Confirmado à frente da Secretaria da Saúde por mais um ano, Dalmo de Oliveira discursou ontem na solenidade que marcou uma nova arrancada do setor na administração estadual.
Visor
TEM DENGUE
Com a confirmação de um foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em Palhoça, já são 36 casos. A região que mais preocupa é o Oeste.
Em Chapecó, já são 10 focos confirmados este ano. Xaxim, em segundo lugar, já detectou oito. Em relação ao mesmo período de 2012, o número de casos já é nove vezes maior.
Samu
Região recebe ambulâncias
Os municípios da Grande Florianópolis receberam,ontem, novas ambulâncias para o Samu (Serviçode Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos foramentregues pelo governador Raimundo Colombo e beneficiam as cidades de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São José. Outras regiões do Estado também foram atendidas. O investimento, com recursos do Ministério da Saúde, é de R$ 2,3 milhões. Desde o ano passado, o Governo do Estado vem investindo na aquisição de novas ambulâncias e, com mais esta entrega, o Samu de Santa Catarina está com mais de 40% da frota renovados.
Ao destacar o trabalho dos profissionais do Samu,o governador avaliou que o sistema de saúde no Estado, e em todo o país, é um dos maiores desafios do serviço público. Segundo ele, o setor sofre com problemas estruturais como a histórica defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), e conjunturais, decorrentes da adequação da estrutura existente. “Mesmo assim, Santa Catarina se destaca nos serviços de atendimento direto aos pacientes e o Samu é exemplar e eficiente nesse trabalho”, afirmou Colombo. O veículo entregue para Biguaçu chegou em ótima hora, de acordo com o coordenador do Samu no município, Orlando Rafael Andrade. O serviço de urgência atende cerca de 150 ocorrências por mês em uma extensão que abrange também Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. Na alta temporada, a preocupação aumenta, porque além dos moradores, os turistas também entram nas estatísticas. “A nossa ambulância já estava no limite da quilometragem, quando começaram os gastos com a manutenção, agora teremos pelo menos três anos para trabalhar sem este incômodo”,
garantiu o coordenador.
Estado renova a frota do Samu com a entrega de 19 ambulâncias
A Grande Florianópolis, o Meio Oeste e o Vale do Itajaí estão entre as regiões contempladas. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina está com mais de 40% da frota renovados. Desde o ano passado, o governo vem investindo na aquisição de novas ambulâncias e na manhã desta quinta-feira (10), o governador Raimundo Colombo , acompanhado do vice, Eduardo Pinho Moreira e do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira entregou mais 19 ambulâncias para 17 municípios de cinco macrorregiões: Grande Florianópolis (Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, São José), Sul (Garopaba, Tubarão, Imbituba, Turvo, Forquilhinha), Vale do Itajaí (Ascurra, Itajaí, Blumenau), Foz do Rio Itajaí (Bombinhas) e Meio Oeste (Fraiburgo, Videira e Concórdia). Florianópolis e Blumenau receberam dois veículos cada.O investimento, com recursos do Ministério da Saúde, é de R$ 2,3 milhões.
Ao reconhecer e elogiar o trabalho dos profissionais do Samu em Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo avaliou que o sistema de saúde aqui no Estado e em todo o país é um dos maiores desafios do serviço público. Segundo ele, o setor sofre com problemas estruturais como a histórica defasagem da tabela SUS, e conjunturais, os decorrentes da adequação da estrutura existente. “Mesmo assim Santa Catarina se destaca nos serviços de atendimento direto aos pacientes e o Samu é exemplar e eficiente nesse trabalho. Manter a estrutura funcionando em plenas condições é fundamental para garantir cada vez mais qualidade e segurança aos pacientes”, afirmou Colombo.
O veículo entregue para Biguaçu chegou em ótima hora, de acordo com o coordenador do Samu no município, Orlando Rafael Andrade. O serviço de urgência atende cerca de 150 ocorrências por mês numa extensão que abrange também Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. Na alta temporada, a preocupação aumenta, porque além dos moradores, os turistas também entram nas estatísticas. A ambulância nova e equipada com os itens de suporte básico para os primeiros atendimentos representa segurança e até economia. “A nossa ambulância já estava no limite da quilometragem, quando começam os gastos com a manutenção, agora teremos pelo menos três anos para trabalhar sem este incômodo”, garantiu o coordenador.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, Santa Catarina está com todas as ambulâncias do Samu em circulação nas oito macrorregiões. O Estado conta com 124 ambulâncias, 102 são de suporte básico, administradas pelos municípios e outras 22 de estrutura avançada, sob a gestão do governo. “Ano passado entregamos 30 ambulâncias, hoje mais 19 e outras três devem chegar ainda este mês, com estes números chegamos a marca de mais de 40% da frota renovada. Vamos continuar trabalhando para que todas as regiões sejam contempladas de forma igual”, informou o secretário.