Lotação no PS do Regional
Os 36 leitos do pronto-socorro estão ocupados. E há 26 pacientes na fila
Desde a tarde de quinta-feira, pacientes deitados em macas no corredor do pronto-socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e outros sentados em poltronas à espera de atendimento se tornaram cenas comuns na unidade.
Uma das três pessoas que aguardavam um leito no Regional na tarde de ontem era Osni José da Silva, 73 anos, que deu entrada na unidade na sexta-feira por causa de problemas no intestino.
A esposa dele, Otília da Silva, 68 anos, conta que na sexta-feira ele ficou sentado em uma das poltronas da sala de medicação, já que não sentia muita dor e não precisava ficar deitado. “A gente tem que esperar porque tem gente pior. Então, tem que rezar”, disse dona Otília.
A superlotação, segundo a enfermeira coordenadora do pronto-socorro, Katia Kanematsu, se deve ao aumento na demanda de transferências de pacientes dos prontos-atendimentos 24 horas (PAs) e de cidades vizinhas. Com os leitos do hospital lotados, o excedente acaba ficando no pronto-socorro aguardando vaga.
Todas as 36 vagas do pronto-socorro estão ocupadas e há ainda um excedente de 26 pacientes, mas todos estão sendo atendidos.
Há 32 pacientes internados no pronto-socorro, entre eles, seis na emergência e outros 30 em observação – à espera de exames laboratoriais e de avaliação de especialistas. “O problema é a superlotação, mas não houve interferência na porta”, garante Katia.
Ela explica que, se novos pacientes derem entrada em estado grave, como com parada cardiorrespiratória, eles serão estabilizados na sala de sutura, que está preparada para situações como essa.
Farmácia Popular
Programa dá acesso gratuito a remédios
Pacientes que sofrem de doenças como diabetes, hipertensão e asma podem ter acesso gratuito a medicamentos em uma das 56 unidades básicas de saúde de Joinville ou nas 77 drogarias cadastradas no Programa Farmácia Popular do Brasil. Nos postos, o paciente pode retirar os medicamentos mediante apresentação de receituário do SUS. É preciso comparecer ao estabelecimento credenciado portando CPF, receita médica válida e documento com foto.
Informatização
Computadores para 56 postos de saúde
A Secretaria da Saúde de Joinville recebeu 367 computadores, comprados com recursos liberados pelo Ministério da Saúde. A entrega ontem foi acompanhada pessoalmente pelo prefeito Udo Döhler e pelo secretário da pasta, Armando Dias Pereira Júnior.
Os equipamentos serão destinados a 56 postos de saúde da rede de atenção básica. A entrega ocorreu no depósito da Secretaria da Saúde, no bairro Guanabara.
Com a instalação imediata dos computadores, a rede municipal de postos de saúde estará 100% informatizada, incluindo o Laboratório Municipal. Desde ontem, o usuário pode retirar o resultado de seus exames laboratoriais pela internet.
Quem for realizar um exame no laboratório ganhará uma senha para ter acesso ao resultado no www.saudejoinville.sc.gov.br (link “Resultado exames laboratoriais”, localizado no lado direito). Com a instalação dos computadores, os usuários do SUS também podem retirar o resultado de seus exames em qualquer posto de saúde.
Dança das cadeiras
Estão em discussão mudanças em alguns postos-chaves na Secretaria de Estado da Saúde. O titular da pasta, Dalmo Claro de Oliveira, e o adjunto Acélio Casagrande têm conversado de perto com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira sobre as ações na área.
As transições em algumas gerências e diretorias devem começar na próxima semana.