Com o objetivo de aprimorar o monitoramento das intoxicações por agrotóxicos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou o Painel Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). A iniciativa, lançada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) neste mês de dezembro, visa facilitar a tomada de decisões por gestores de saúde e promover maior transparência e acesso facilitado às informações, tanto para órgãos envolvidos no controle do agravo quanto para a sociedade civil e instituições de pesquisa.
O painel pode ser acessado na página do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (Cieges), na seção Vigilância em Saúde VSPEA - Intoxicação por Agrotóxicos, por meio do link https://cieges.saude.sc.gov.br/. Este é o primeiro painel da DIVS publicado no Cieges.
Ana Cristina Pinheiro, responsável pela gerência em Saúde Ambiental da Vigilância Sanitária, explica que a iniciativa busca garantir a transparência dos dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), tornando-os públicos no formato de informação clara e útil, tanto para a sociedade, como para as áreas técnicas dos diferentes níveis de gestão.
"Ao disponibilizarmos essas informações, proporcionamos aos gestores e profissionais de saúde as ferramentas necessárias para uma tomada de decisão. A visualização dos dados em formato de painel facilita o acesso não apenas para os órgãos de interesse do agravo, mas também para a sociedade civil e instituições de pesquisa", informa Ana Cristina.
As informações contidas no SINAN se referem às notificações monitoradas oficialmente pelo Ministério da Saúde e servem como base para as ações e tomada de decisão para a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), coordenada a nível estadual pela Gerência em Saúde Ambiental (GESAM), vinculada a DIVS.
Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br