icone facebookicone twittericone instagram

Mesmo no período de festas de fim de ano, as obras nos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) avançam. No Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), as reformas em oito quartos de internação do setor de cirurgia vascular e no ambulatório estão em fase final de acabamento. Com um investimento de R$ 2,7 milhões do Governo do Estado, as melhorias em andamento abrangem a substituição gradual de todas as janelas e a recuperação total das fachadas do ICSC e do Hospital Regional de São José.

fachada ICSC
Fotos: divulgação/ Ascom SES

As intervenções realizadas nos quartos do terceiro setor C do ICSC incluem a instalação de modernas esquadrias com persianas integradas, a manutenção dos banheiros e reparos elétricos. No ambulatório, a porta da sala de ultrassom vascular está sendo ampliada e substituída para facilitar o acesso de camas hospitalares. As melhorias na fachada da emergência, incluem a retirada de pastilhas, tratamento de fissuras, impermeabilização e pintura das paredes.

“Durante as obras nos quartos, os pacientes de cirurgia vascular foram acomodados em outros leitos da cardiologia da unidade, garantindo que os atendimentos previamente agendados ocorressem sem interrupções”, pontua Paulo Brentano, diretor da instituição. As reformas dos quartos e do ambulatório começaram no início de dezembro e a previsão é de que sejam entregues na primeira semana de janeiro.

Janela ICSC

Paralelamente, os trabalhos de expansão da Unidade de Medicina Nuclear do ICSC estão na fase final. Com 196 metros quadrados, as novas instalações irão agrupar diversos ambientes e serviços num mesmo setor. O objetivo é aprimorar a capacidade de diagnóstico por imagem, proporcionando um espaço moderno e adaptado às normas. Este ano, o hospital também passou por reformas na sua cobertura.

Desde os anos 1980, o Instituto de Cardiologia funciona em área contígua ao Hospital Regional de São José. Além dos serviços clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, o ICSC oferece uma gama de exames diagnósticos e terapêuticos, incluindo tratamento de arritmias e eletrofisiologia, medicina nuclear, ecocardiografia, hemodinâmica, eletrocardiografia, teste ergométrico e reabilitação cardíaca.

Atualmente, a instituição conta com 700 funcionários, um corpo clínico de 131 médicos e dispõe de 126 leitos ativos, sendo 25 deles dedicados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

fachada ICSC 2


Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br