icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), em São Miguel do Oeste, por meio do Setor de Educação Permanente, já capacitou 15.337 colaboradores desde a criação do serviço, em abril de 2020. São realizados encontros mensais para promover a melhoria da qualidade assistencial, desenvolvimento das competências e habilidades técnico-científicas dos servidores. O hospital é uma unidade pública do Governo do Estado, que atende 100% SUS os pacientes do Extremo Oeste catarinense.

HRTGBcapacitação menor

Foto: assessoria do HRTGB

O Setor de Educação Permanente é responsável pela gestão do Processo Educacional da instituição com planejamento, organização e realização de capacitações. As formações são fundamentadas em um Levantamento de Necessidades de Treinamento, identificados por meio das demandas dos setores, das avaliações de desempenho e das notificações de eventos adversos. Também são consideradas as necessidades apontadas pelas comissões e as novas rotinas de trabalho que surgem.

"Envolve um olhar humano, além da segurança e da confiança que oferecemos em cada atendimento prestado. Quando a nossa equipe é capacitada, não estamos apenas aprimorando habilidades técnicas, mas também fortalecendo um cuidado mais seguro, eficiente e empático. Cada capacitação reflete na experiência dos pacientes, proporcionando um procedimento mais ágil, um atendimento mais atento e um ambiente de cuidado que acolhe. Essas ações, muitas vezes silenciosas, têm um papel poderoso no processo de recuperação dos nossos pacientes," explica enfermeira do HRTGB, Greice Caroline Sanagiotto. 

As capacitações abordam diversas temáticas, entre elas: parada cardiorrespiratória, transfusão sanguínea, broncoaspiração e trabalho em equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros e profissionais administrativos. Além disso, são oferecidas capacitações específicas para os técnicos de enfermagem, abrangendo desde os cuidados assistenciais até o uso adequado de equipamentos.

Melhoria no processo

O Setor de Educação Permanente contribui não apenas para a formação dos colaboradores, mas também para a implementação de processos assistenciais, oferecendo sugestões de melhorias nos setores. As ações incluem:

- Auxílio e participação na elaboração de Protocolos, Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e fluxogramas, em colaboração com gerentes de setores;

- Contribuição e participação em comissões;

- Realização de levantamentos das necessidades de treinamento;

- Acompanhamento das avaliações de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores;

- Realização de capacitações teóricas e práticas, conforme as necessidades identificadas, sejam elas individuais ou setoriais;

- Gestão e organização do laboratório de enfermagem e monitoramento dos processos de qualidade, incluindo indicadores e análises críticas.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pelo Instituto Santé. “A metodologia de trabalho do Setor de Educação Permanente está alinhada à missão do hospital, que é promover uma assistência segura, humanizada e de alta qualidade aos pacientes, através do aprimoramento teórico e prático dos serviços prestados”, finaliza a enfermeira.